h1

Pensamento e Poesia

maio 9, 2008

Literatura sobre literatura. Em 1967-68, na Universidade Harvard, Jorge Luis Borges profere, em inglês, uma série de conferências que serão compiladas mais tarde num livro intitulado “Esse Ofício do Verso”. Das seis palestras a penúltima, intitulada “Pensamento e Poesia”, é o objeto desta resenha.

Na música é inseparável forma e substância, ela brota de emoções e nos conduz a estas mesmas emoções. Logo de início Borges conclui ser esta a razão de Walter Pater ter afirmado que toda arte aspira à condição da música.  É desta forma que a poesia, a arte de “tecer palavras”, deve ser algo mais do que afirmou Stevenson, de que o papel do poeta seria converter as palavras, “moedas lógicas”, em mágica. A magia das palavras é sua condição natural, não é o produto do trabalho do poeta, assim, o papel do poeta não é o de convertê-las em algo que não são, mas de reconduzi-las a sua condição original. As palavras, segundo Borges, já nascem como mágica.

É possível estabelecer um paralelo entre o texto e a idéia que Kandinsky expõe em seu livro “O espiritual na Arte” sobre a arte abstrata. Por não ser figurativa, a arte abstrata não se refere a um outro tempo e lugar, mas se realiza como um ato presente, transcendendo uma condição espaço-temporal por falar diretamente ao espectador, despertando nele, como diz Borges: “as emoções da qual ela brotou e as emoções que ela desperta”. Segundo Kandinsky, por não ser representativa de um objeto, mas o objeto em si, a arte dita abstrata deveria ser considerada como a única realmente concreta, pois a representação sim seria uma abstração. Assim se dá com a música, e sobre a poesia Borges nos fala: …“Porém ainda assim tem um sentido – não para a razão, mas para a imaginação”.

Ler o texto completo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: